Tabatinga é um municipio brasileiro do interior do estado do Amazonas.
Pertencente à Mesorregião do Sudeste Amazonense e Microrregião do Alto Solimões, sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e estátistica (IBGE) em 2012, era de 54 440 habitantes, sendo o município mais populoso de sua microrregião e mesorregião e o sétimo mais populoso do estado.
Está localizada no meio da selva amazônica, à margem esquerda do Rio Solimões, faz fronteira com a Colômbia e o Peru. Na região de fronteira entre Tabatinga e Letícia, há uma média anual de 10.000 turistas que chegam a essas cidades. O que mais motiva os visitantes é o potencial biológico, a observação da natureza, o Boto vermelho e tucuxi, as culturas nativas, as comunidades ribeirinhas, os bosques e a tranqüilidade que o Amazonas representa.
O acesso à cidade se dá por barco ou por avião, inexistindo estradas que unam Tabatinga a Manaus. A viagem fluvial no trecho Tabatinga - Manaus consome cerca de três dias e, no trecho contrário, cerca de sete dias. Embora a cidade de Tabatinga seja visada pelo narcotráfico como rota de passagem, não é um centro consumidor e a violência é pequena, em cujos assassinatos se restringem basicamente a pessoas envolvidas de alguma maneira mais direta com o narcotráfico, ou seja, não atinge a quase totalidade da população mesmo com a organização policial da cidade sendo precária, ainda é uma cidade boa em si viver.